Dica de higienização e biossegurança para manicure e pedicure.


É muito importante falar sobre a higienização dos equipamentos e materiais utilizados para esse ramo de serviço, pois é um meio de prevenir contaminações e doenças. Sem falar que quando vamos fazer nossas unhas, nós estamos confiando 100% no material da profissional. E quando gostamos da profissional, sempre que precisamos pedimos sempre a mesma, não é mesmo? Ah, vale lembrar que agradar a cliente não só ao fazer as unhas, mas em um todo, desde o atendimento ao chegar até a cliente até ao ir embora, conta muito, viu?




Essa etapa é importantíssima que antecede a esterilização é a limpeza do material. Essa etapa deve ser muito bem realizada para que a eficácia da esterilização seja garantida. Para a limpeza é bem simples.


A água para borrifar deve ser trocada diariamente. Utilização de luvas descartáveis a cada procedimento.

Coloque os instrumentos cortantes dentro de uma vasilha plástica, com água e detergente.


Limpe bem as lâminas e partes cortantes, retirando-se todas as sujeirinhas. Dica: se você utilizar a própria escovinha de unhas para passar nas lâminas você evita de cortar os dedos acidentalmente. Enxágue muito bem as peças, retirando todo detergente. Coloque para secar sobre uma toalha limpa e seca.


Pronto! Agora que seu material já está limpo, e sem sujeirinhas, vamos falar sobre desinfecção e esterilização.


Para começar, o mais comum, o álcool 70% é a solução mais indicada para a desinfecção e antissepsia. Fazer o uso da estufa para a esterilização dos equipamentos utilizados é de extrema importância. É necessário que o material a ser esterilizado permaneça por 1h à 170º ou 2h à 160º. A estufa é um aparelho que, a partir de calor seco, destrói todas as formas microbianas. Ou você também pode utilizar a autoclave que esteriliza a partir de calor úmido, ele necessita de menos tempo de exposição do material e temperatura mais baixa. Caso não tenha uma estufa ou autoclave, utilizar produtos germicidas específicos.


Se caso a cliente quiser utilizar bacias para deixar os pés de molho, lavar com água e sabão, após o uso.


A lixa deve ser descartada a cada atendimento. A lixa de acabamento/polimento para tirar porosidade da unha deve ser descartada a cada atendimento (lixa de polimento como é grande pode ser cortada para melhor aproveitamento, usar os pedaços fracionados) que deverá ser descartada após cada atendimento.


Procure usar esmalte de qualidade. Após o atendimento recolha todos os resíduos de sujeira, luvas e lixas, enrole no papel toalha e peça a sua cliente um lixo para descartar.

O material de atendimento deve ter a quantidade suficiente para atender o número de pessoas de sua agenda.


O índice de transmissão de hepatite no Brasil é muito grande, e um dos principais fatores de contagio é através do material não esterilizado.


Para ajudar na prevenção contra o Covid-19, leia nossa matéria sobre o assunto: https://www.ellaapp.net/post/preven%C3%A7%C3%A3o-contra-o-covid-19-para-especialistas

17 visualizações

Ella é melhor aplicativo de beleza do Brasil. Com o aplicativo você pode pedir um serviço de beleza em casa, salões, hotéis ou em qualquer outro lugar que você quiser.

© Ella App de Beleza Tecnologia Ltda - Todos os direitos reservados * Termos e privacidadeVersão: 01/04/2020 - 14:04

google play.png
app-store.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza