Ansiedade em tempos de pandemia!


É natural que durante esse tempo nós estejamos nos sentindo mais ansiosos, afinal, não sabemos exatamente quando isso terá um fim e estamos vivendo de uma forma totalmente diferente daquela que conhecíamos. Mas como que fazemos para lidar com esse sentimento? Antes de tudo, é importante saber identificar quais sintomas são comuns em um momento de ansiedade: Falta de ar, respiração ofegante, coração acelerado, sudorese, dor de cabeça, tonturas, insônia...


Vale lembrar que sentir ansiedade é normal e todos sentimos, mas quando ela interfere de forma negativa, trazendo prejuízo ao nosso funcionamento, ela se torna disfuncional, e a partir desse momento é importante que se procure ajuda profissional.


Mas existem algumas formas de manejar a ansiedade enquanto não se consegue essa ajuda, e vou ensinar algumas delas aqui para vocês.


- Respiração diafragmática: Inspirar pelo nariz contando até 4, segurar o ar contando até 4 e expirar o ar pela boca lentamente contando até 6. Isso ajuda pois faz com que a respiração desacelere.

- Técnica dos 5 sentidos: Olhe ao redor e pense/fale em voz alta 5 coisas que você consegue ver, 4 coisas que consegue tocar, 3 coisas que consegue ouvir, 2 coisas que consegue sentir o cheiro e 1 sabor que consegue sentir. Ajuda a desfocar das emoções e sensações internas e a prestar atenção nos detalhes externos.

- Escrever o que sente: Pare, pegue um papel, um lápis/caneta e escreva o que está sentindo no momento, quais as preocupações. Após, pense se são preocupações reais ou irreais, se existe alguma forma de lidar com elas.


Cada pessoa irá reagir de uma forma e levar um tempo diferente realizando cada uma dessas estratégias, não se compare aos outros. É importante trazer também que após uma crise de ansiedade o nosso corpo fica exausto e podemos ficar emocionalmente desorganizados. Por isso, podemos utilizar algumas estratégias para relaxar, como: tomar um banho, assistir a um filme, conversar, tomar água, caminhar ao ar livre (tomando todos os cuidados, como uso de máscara e distanciamento) ...



Tauane de Oliveira Malabarba

CRP 07/30006